terça-feira, 19 de agosto de 2014

Prêmio Literacidade 2014

Gostaria de compartilhar a minha felicidade com os leitores do meu blog. Participei do Prêmio Literacidade 2014 - Prosa e recebi Menção Honrosa na categoria contos avulsos com o conto "O Desencontro" e Menção Especial na categoria mini-contos com "A Viagem". O Prêmio Literacidade 2014 teve a participação de inúmeros escritores dos diversos estados do Brasil e é hoje um dos mais importantes do país.
A seguir os contos que obtiveram destaque:


O Desencontro

O dia estava com a cara do outono, pouco sol com pinceladas fortes de cinza e uma temperatura amena. Julian estava em um importante hotel no centro da cidade onde tinha ido almoçar. Frequentava o restaurante do hotel com alguma regularidade, pois gostava, não só da comida, como da atmosfera de negócios do lugar. Desta vez, almoçou só, sem os seus parceiros habituais e aproveitou para colocar as ideias em ordem, algo que estava precisando fazer já há algum tempo.
Pensava em Janice o tempo todo. Uma mulher linda, olhar terno e sorriso de menina. Ele sentia-se imensamente feliz por amá-la e ser amado de forma tão intensa. Um sonho que Julian nunca havia imaginado antes e que se realizava todos os dias. A sintonia entre eles era tanta que pareciam respirar o mesmo ar em mundos diferentes, distantes um do outro. Haviam se encontrado no dia anterior depois de um prolongado período sem se ver. Sofriam demais com a ausência um do outro. E, mais uma vez, havia sido um encontro intenso e apaixonado e assim tinham conseguido aquietar a saudade que tanto amargara os seus corações. Após ter almoçado, estava na frente do hotel aguardando que trouxessem o seu carro quando avistou Janice. Mesmo com o grande movimento de carros e de pessoas naquele horário, foi possível vê-la, lá estava ela do outro lado da avenida, na calçada, linda, radiante, o amor da sua vida, estava tão próxima que bastaria um aceno para que ela pudesse vê-lo. A sua respiração alterou-se, o tempo pareceu parar, aos poucos um nervosismo que antes só experimentara na adolescência, diante da primeira namorada, foi tomando conta integralmente de Julian. Percebeu que as suas mãos tremiam quando lhe entregaram as chaves do carro. Olhou mais uma vez na direção dela e pode observar que não estava só. Janice conversava com algumas pessoas, parecia um pouco tensa. Julian não conseguiu identificar quem eram os homens que estavam com ela. Pode reconhecer apenas a filha, pois Janice já havia, certa vez que tinham se encontrado, lhe mostrado a menina através de fotos. A moça era tão linda quanto a mãe! O primeiro impulso de Julian foi o de ir ao encontro de Janice cumprindo ordens de seu coração apaixonado. Iria até ela e enlaçando-a em seus braços, daria um beijo ardente e com o braço em torno do seu corpo escultural caminhariam juntos em direção ao seu carro. Para onde iriam? Pouco importava! Estava com quem amava profundamente e isso era suficiente para dar sentido à vida. Iria tirar Janice dali para que ficasse definitivamente com ele para sempre. Eram verdadeiramente felizes quando estavam juntos. Mas, Julian caiu em si. De imediato a tristeza e a amargura tomaram conta da sua alma. Nada disso seria possível, pois ela, por mais que quisesse, não poderia acompanhá-lo. Assim como ele, estava presa a um mundo do qual não seria possível libertar-se naquele momento. Julian entrou no seu carro e saiu intempestivamente por entre os carros que circulavam pela avenida. Lentamente deu uma volta no quarteirão e passou por Janice que continuava à beira da calçada, linda, conversando com as pessoas a sua volta sem perceber que Julian estivera tão próximo dela com o coração aos sobressaltos transbordando de tanto amor. Só, no carro em que horas antes estiveram juntos, ouvindo as músicas românticas da trilha sonora deles, Julian não mais conteve as lágrimas e chorou.


A Viagem

Já é tarde da noite quando Julian, ansioso, espera no saguão do aeroporto a chegada da sua amada. Finalmente vão fazer a tão esperada viagem ao paradisíaco destino escolhido pelos dois. Alguns minutos mais tarde, Janice surge ao final da escada rolante. Encontram-se na fila de embarque, apenas trocam olhares, pois ainda precisam ter alguns cuidados. Acomodados dentro do avião, corações em ritmo acelerado, os lábios se tocam num beijo apaixonado. O avião decola rumo à felicidade!
Conversam e riem durante toda a viagem, pois é a primeira vez que terão a oportunidade de passar um tempo maior juntos. Difícil não notar como se sentem verdadeiramente felizes juntos. O dia está quase amanhecendo quando chegam ao hotel. A suíte reservada é o cenário perfeito para um casal apaixonado. Enfim, estão a sós como tantas e tantas vezes haviam imaginado. Nada mais importa e tudo agora faz parte do passado. Brindam fitando-se nos olhos. Na troca de olhares fica claro o que precisa ser dito. Tinham esperado muito por este momento. Julian começa a despir Janice lentamente, beijando cada parte do seu corpo. Pode sentir a vibração cada vez que os seus lábios tocam Janice. Ardendo de desejo, os dois finalmente tornam-se apenas um. Após amarem-se repetidas vezes, relaxados e saciados ficam abraçados entre os lençóis, observando ao longe o sol surgir no horizonte anunciando um novo dia. O dia em que, plenamente felizes, passariam a viver juntos todos os momentos de suas vidas.

Nenhum comentário :