quarta-feira, 28 de abril de 2010

Para Refletir

Esta é uma história antiga, mas sempre atual e interessante, que leva a uma reflexão sobre pessoas e as atitudes que tomam:
“Era uma vez, dois vizinhos que viviam em harmonia. Um deles resolveu criar um bichinho de estimação. Então comprou um coelho para os filhos. Os filhos do outro vizinho também quiseram um animalzinho. Logo o homem comprou um filhote de pastor alemão.
Inicia-se aí a preocupação, e a conversa entre os dois vizinhos:
- Ele vai comer o meu coelho!
- De jeito nenhum. O meu cão pastor é filhote.
Crescerão juntos, vão fazer amizade.
E pareceu que o dono do cão tinha razão. Juntos cresceram e se tornaram amigos. Era bastante comum e normal ver o coelho e o cachorro no quintal. Sempre em alegres brincadeiras. As crianças estavam felizes cada qual com seu bichinho.
Chegou um dia em que o dono do coelho precisou viajar com a família, e o coelho ficou sozinho. No domingo à tarde, o dono do cachorro e a família tomavam um lanche quando, de repente, entra o pastor alemão com o coelho entre os dentes, imundo, sujo de terra, morto.
Quase mataram o cachorro de tanto agredi-lo, o cão levou uma grande surra!
Dizia o homem:
- O vizinho estava certo, e agora? Só podia dar nisso!
Mais algumas horas e os vizinhos iriam chegar.
Todos se olhavam... E agora?!
O cachorro, coitado, chorando lá fora, lambendo os seus ferimentos.
- Já pensaram como ficarão as crianças?
Não se sabe exatamente quem teve a idéia, mas parecia infalível.
- Vamos lavar o coelho, deixá-lo limpinho, depois a gente seca com o secador, e
o colocamos na casinha. E assim fizeram. Até perfume colocaram no animalzinho. Ficou lindo, parecia vivo, diziam as crianças.
Logo depois os vizinhos chegam. Notam-se os gritos das crianças. Descobriram!
Não passaram 5 minutos e o dono do coelho veio bater à porta, assustado.
Parecia que tinha visto um fantasma.
- O que foi? Que cara é essa?
- O coelho, o coelho...
- O que tem o coelho?
- Morreu!
- Morreu? Ainda hoje parecia tão bem.
- Morreu na sexta feira!
- Na sexta?
-Sim. Foi antes de viajarmos.
As crianças o haviam enterrado no fundo do quintal e agora do nada,o coelho reapareceu!”
Assim termina a história, cujo personagem central é o cachorro. Imaginem o pobre cão, desde a sexta-feira procurando em vão pelo seu amigo de infância. Depois de muito farejar, descobre o corpo morto e enterrado. O que fez ele? Provavelmente, com muita tristeza, desenterra o amigo e vai mostrar para seus donos, pedindo ajuda, imaginando como fazer para ressuscitá-lo. E, então, o que acontece? É injustamente julgado e condenado, justamente por aqueles a quem tinha como melhores amigos. Qual o apoio que recebeu dos seus amigos racionais? Foi impiedosamente condenado, pois afinal, as evidências apontavam para ele. Pois, é assim, assim mesmo, quando nos dias atuais, cada vez mais as pessoas julgam os fatos sem antes verificar o que realmente aconteceu. Bastam algumas evidências, e pronto! Nem é necessário comprovar nada. O bom mesmo é criticar, falar mal, ser destrutivo, sem se preocupar em apurar os fatos até que não reste nenhuma dúvida. Os que se acham donos da verdade, hipócritas, não abrem mão do direito e do dever de julgar e condenar, sem se importar com os danos causados, se ao final, forem erradas as conclusões. Afinal, é só mais uma injustiça, entre tantas, não é mesmo?

Nenhum comentário :