terça-feira, 2 de junho de 2009

Sonhos


Estou lendo o livro “Você é do Tamanho dos seus Sonhos” do César Souza que procura resgatar no leitor a capacidade de realizar sonhos na esfera pessoal, profissional, afetiva, familiar, social e financeira. O autor demonstra de forma clara e objetiva como os sonhos bem sonhados são o primeiro passo das estratégias de sucesso. Sou um apaixonado pelo tema, tanto que inúmeras vezes neste espaço abordei aspectos, exemplos e idéias sobre como viabilizar e mobilizar nossas energias para realizá-los. Gostaria de destacar alguns pontos que mais chamaram a atenção no livro do César Souza:

“Acredite em seus sonhos, mas sonhe acordado, com os olhos bem abertos, de preferência com a cabeça nas nuvens e com os pés no chão. O sonho é a nossa metáfora para o sentido da realização pessoal, do desejo. Da vontade de inventar o futuro e não de apenas tentar adivinhá-lo.”

“A cabeça nas nuvens nos permite fugir do lugar-comum, ver além do horizonte e encontrar alternativas inovadoras, soluções impensadas. Por isso, ser chamado de “louco” é um denominador comum na biografia de vários realizadores de sonhos.”

“Não estou sugerindo planos mirabolantes que poderiam fazer do leitor um autor de obras inacabadas e de empreitadas malsucedidas. Nem proponho a megalomania como atitude perante a vida.”

“A propósito, sempre gosto de dizer que cada um é do tamanho dos seus sonhos, mas que “a fita métrica” é individual. Só a pessoa pode avaliar o verdadeiro tamanho de seu sonho. O que pode parecer um “sonho pequeno” para você signifique muito para a minha vida. E vice-versa.”

“Então, atenção, não saia por aí medindo os sonhos dos outros. Procure definir com clareza, os seus! Lembre-se sempre: a fita métrica dos sonhos está dentro de cada um.”

“Existe, ainda, a contrapartida: esse sonhar precisa ser focado, factível, mesmo que ambicioso e ousado. É um sonho que renova, mobiliza, compromete, estimula a pensar e a agir: Pés no chão!”

“Mais um detalhe: não existe mágica. O fato de sonhar, por si só, não garante nada. É preciso transformar desejos em projetos e estes em ações concretas. Sem uma estratégia consciente, nada se produz.”

“Quando se adota a postura de manter a cabeça e os pés nas nuvens, o resultado é um delírio e não se chega a lugar algum.”

“Há, porém, uma postura ainda pior: ter a cabeça e os pés no chão. Infelizmente, boa parte das pessoas está assim, estática! Em épocas de crise, então, os pessimistas de plantão sempre acham que é hora de cair na real e parar de sonhar, enterrando a cabeça no chão.”

“Grande engano, pois é nesse momento quando mais se precisa de criatividade e ousadia para encontrar o caminho da superação das adversidades. O resultado, quando se proíbe as pessoas de sonhar, é uma paralisia generalizada, em que dificilmente se cultivam alternativas. As pessoas ficam sem estratégia e numa camisa-de-força.”

“Os sonhos não tem idade, nem envelhecem nunca. O importante é que você, se anda absorvido pela roda-viva e perdeu o hábito de sonhar para enfrentar a dura realidade diária, desengavete seus sonhos e os transforme em projetos.”

“O sonho é a primeira etapa da estratégia. Sonhar é inventar o futuro!”

Nenhum comentário :